segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Advento

Ela vem vindo! Levantou-se na plenitude dos tempos, despertada pelo Criador. Retirou o pó do deserto. Banhou-se na Fonte que não cessa de jorrar Água Viva. Enfeitou-se com o seu melhor vestido. Vestido de Festa. Longo. De uma brancura ímpar, em contraste com os seus belos negros cabelos estrelados. No alto da cabeça, prendendo o gracioso penteado feito pelos anjos, traz a diadema da Aurora, com uma grande e brilhante Estrela, que indica, com os seus fulgurantes raios, a direção do Grande Acontecimento.

Vem caminhando lentamente, desfilando na divina procissão do Advento, trazendo ternura e lágrimas aos corações humanos que a aguardam e que já sentem a sua silenciosa presença. Vem para repetir-se, como ocorre todos os anos, pela graça da extrapolação da dimensão do tempo, obra divina das mãos do Pai. E não vem só. Vem seguida pelos três companheiros, oriundos das mais distantes terras, que trazem presentes ao Anfitrião.

E chegará em breve, no final do entardecer, quando o Sol estender o tapete vermelho das boas-vindas. Vem se fazer presente nas inúmeras Beléns espalhadas pelo mundo. Nas inúmeras grutas-corações ansiosas pela Salvação. Os coros angelicais já se preparam para entoar os cantos de Glória. Ela está chegando! Ela, chamada Noite, a mais magnífica de todas as noites! A Noite que presenciou o maior de todos os acontecimentos que o mundo já viu! A Noite do Nascimento do nosso Menino Rei!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Vida Inteligente

Procuram vida inteligente em outros planetas. Será que não encontramos mais nenhuma por aqui? Procuremos por aqui! Há tantas vidas inteligentes escondidas nas terras, nos mares, nos ares e, principalmente, nas praças, nas ruas, nos bares. Nos corações corroídos pelas tribulações do dia-a-dia. Nos Planetas-barrigas de tantas mães desesperadas que recorrem ao crime do aborto. Ventres cheios de vida. Cabeças cheias de nada. Ah, Senhor, vida inteligente que se perde, fruto da ignorância e da crueldade!

Tantos olhos voltados para o céu, tão ávidos pelo menor sinal de uma inteligência estrangeira! Oh, Pai, esquecem-se de contemplar o milagre que se derrama todos os dias, nas minúsculas gotas que transbordam da Tua sublime Criação. Vida que brota nos pés dos transeuntes que percorrem, desenfreadamente, este caminho tão corriqueiro e, ao mesmo tempo, tão desconhecido.

Olhemos para o céu sim, mas não em busca da inteligência, que já está dentro dos nossos bolsos, muito bem guardada e tão pouco utilizada. Mofada. Tomada pelo bolor dos percalços. Busquemos a Sabedoria, que habita as Altas Moradas, e que, por puro Amor, inclina-se dos altos galhos da Árvore da Vida, para se deixar alcançar por nossas pequenas e desleixadas mãos humanas.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Presente

O coração bate forte, acelerado! As mãos suam. A boca seca. Inquietação boa de criança que está prestes a receber o presente que viu escondido no guarda-roupa do quarto dos pais. A hora chegou! O embrulho será entregue.

Corro ao meu assento e finjo que de nada sei. Vejo o Pai aproximar-se com as mãos para trás, escondendo com o seu corpo o segredo que, em poucos minutos, será revelado. Ao lado dEle, vem a Mãe, disfarçando o doce sorriso de quem já sente a Felicidade transbordando das feições do Filho.

Após alguns poucos e compassados passos, dados neste tão longo corredor de esperas que separa o quarto da sala onde estou, os dois finalmente chegam e colocam-se a minha frente. Lado a lado. Serenos. O Pai, com seu Divino sorriso nos lábios, passa o presente a Mãe, que o recebe e já estende, sem demoras, suas humanas mãos em minha direção.

Recebo o tão aguardado embrulho. Pequenino, enrolado em papel azul de forma simples. Azul da cor de um certo Manto. Santo Manto! Com uma fitinha vermelha envolvendo-o. E a cor desta última? Ah, lembra o vermelho vivo do Sangue que brota de um Coração que não se cansa de amar! Detalhes preciosos deste pequeno ato. Caprichos da Divina Simplicidade!

A Felicidade, digna de qualquer criança nestes sublimes momentos, me impulsiona a rasgar por completo o pacote. Rapidamente, à medida que os pedaços de papel voam pelo ar, o que estava escondido vai revelando-se, em raios de uma luminosidade incrível. Tomo então conhecimento do presente! É tão pequeno e tão completo. Tão pedido e tão aguardado. De asas pequenas, penas brancas e brilhantes, eis a minha sublime prenda, chamada Graça!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Luta

Chamo-me Dom Fulano de La Mancha, o mais excêntrico cavaleiro do Exército de Vossa Alteza! Afamado. Calejado na Divina Arte de derrubar Gigantes! E eis-me aqui, cansado, esbaforido, para pedir-Te: Retirai de mim estas manchas, Senhor! Apartai de mim este sobrenome manchado. Soprai da minha frente estes estranhos gigantes que insistem em triturar minhas esperanças!

Ajudai-me, oh Santo Escudeiro! Os Sanchos se foram, engolidos pelas páginas amareladas dos velhos livros, devoradas pelas traças da realidade. E agora, estes terríveis insetos voltam-se a mim, querendo engolir minhas páginas tão cheias de lutas, consideradas irreais por este mundo louco.

Vou seguindo a pé, Senhor, pois meu pobre alazão também me deixou. E sigo ainda vestido com a Armadura que me deste, apesar desta estar também manchada: Encouraçado de Justiça, cingido com a Verdade, calçado para anunciar o Evangelho pelos mais distantes reinos. Na mão esquerda, o escudo da Fé, na mão direita, a lança do Espírito. E na cabeça, o capacete da Salvação.

Retirai de mim estas manchas, Senhor, mais uma vez peço-Te! E impulsionai-me adiante, oh Brisa suave soprada pelos Santos Lábios, provinda dos Puros Pulmões que enchem e secam sem cessar, em favor da Redenção da Humanidade, neste profundo e contínuo suspiro de Amor, para que eu vença a luta de todas as lutas, a conquista do Céu!

Novelo

Desvelo o novelo e
a novela da minha vida
se desfaz em fiapos,
lançados ao ar.

Fios de ouro,
de prata
e de algodão.

Fios de trapos
e de farrapos.
Fios que caem no chão.

E são recolhidos
e transportados
pelo Vento que vela
os fios desvelados
de tantos novelos,
soltos por este mundo novelesco.