sábado, 5 de outubro de 2013

Um vazio cheio de tudo

Saudade

Encontrei numa velha gaveta, uma velha palavra chamada "Saudade". E que dor no peito este achado me deu! Eu e a minha velha mania de procurar as velhas coisas esquecidas nas velhas gavetas! Quem me dera ter achado outra palavra: "Amizade", "Bondade", ou quem sabe a tão sonhada "Felicidade"! Revolver a gaveta das "ades" dá nisso.

Com extrema rapidez, tentei devolver a referida palavra ao seu lugar, mas já era tarde! Dei as costas a gaveta e senti saudades da "Saudade". Ela age depressa! Penetra a pele, cai na corrente sanguínea e, em milésimos de segundos, aloja-se no coração. E quem sabe se não é neste último o seu devido lugar? Acho que "Saudade" não combina com gavetas. Bem, não sei, mas me disponho a pesquisar. E para auxiliar minhas pesquisas, ando coletando "Saudades". Já tenho um frasco cheinho delas, branquinhas, inquietas, lacrimejantes. Já tenho até um local de trabalho! Chama-se "Vida". E todos os dias, neste laboratório, sei que encontrarei as condições ideais para o meu estudo. Talvez, ao final das minhas descobertas, eu receba um Nobel! Ou talvez receba apenas algumas lágrimas, alguns apertos no peito, alguns... Quem sabe?


2 comentários:

  1. Quem sabe?
    Quem pode, quem consegue definir sentimentos tão densos como saudade, amor, tristeza, beleza ???

    Saudades são mesma cheias de tudo, de muito, de nadas. Eu tenho uma saudade grande e azul que transformei em gaveta e vez ou outra vira janela.
    Ele, minha saudade avô, lá no céu, deve saber mais que nós. Eu, sem saber ao ver que ele de fato se foi, assim escrevi para na gaveta da saudade guardar:

    É preciso que a tua ausência seja como abrir uma janela
    E respirar-te, azul e suave
    É só fechar os olhos que te vemos e sentimos
    E assim sempre será

    * Muito bom te ler além do que tanto que cabe no seu desenhar poético

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudade é mesmo uma coisa azul!

      "Pra quê nomes? Era azul e voava." (Mario Quintana)

      Abraços poéticos, Tina!

      Excluir